Treinar à noite, embora possa ser prático para muitos, é um ato que desafia o nosso corpo. A fadiga acumulada ao longo do dia, devido a tarefas e compromissos, pode afetar a motivação e a energia para um treino eficaz. O estresse diário, proveniente do trabalho e das preocupações pessoais, também pode prejudicar a motivação. Além disso, o treino noturno desafia o ritmo circadiano natural do corpo, o relógio biológico interno que regula vários processos fisiológicos, como o sono e a disposição, resultando em uma sensação de desaceleração. O fato é que, durante o dia, o corpo está programado para estar alerta e em seu auge de atividade. À noite, entretanto, o corpo inicia uma série de processos para prepará-lo ao descanso.
Suplementos de pré-treino podem ser um ótimo aliado após um dia exaustivo para melhorar o desempenho e a resistência durante o treino. Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao fazer uso de pré-treino à noite. A maioria dos pré-treinos contêm cafeína, um estimulante que deve ser evitado à noite, pelo motivo de interferir o sono.
A cafeína bloqueia os receptores de adenosina, dificultando o adormecimento e prolongando o tempo para cair no sono. Mesmo em pequenas quantidades, a cafeína pode interromper o ciclo de sono, causar sono superficial, levar a despertares noturnos mais frequentes e aumentar a produção de urina, devido ao seu efeito diurético. Além disso, o consumo de cafeína antes de dormir pode prejudicar o desempenho no dia seguinte, resultando em sensação de cansaço. Portanto, para garantir um sono de qualidade, é aconselhável evitar a cafeína algumas horas antes de dormir.
O horário limite para ingerir cafeína varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é recomendado evitar a cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir. Isso significa que, se você planeja ir para a cama por volta das 22h, seria aconselhável evitar qualquer substância com cafeína após as 16h.
Com uma estratégia adequada, é possível melhorar o desempenho no treino e alcançar resultados mais eficazes sem interferir na qualidade do sono. Aqui é onde entra o Night Workout, um pré-treino sem cafeína. Ele é projetado para fornecer energia e foco, mas sem os efeitos estimulantes da cafeína. Uma excelente escolha formulada com ingredientes que visam melhorar o desempenho durante o treino e, ainda assim, promover um sono reparador.
O Night Workout contém os aminoácidos beta-alanina, que pode aumentar a resistência muscular, permitindo treinos mais intensos, taurina e arginina, que ajudam a promover a circulação sanguínea e a oxigenação dos músculos, carnitina, responsável por exercer o efeito termogênico, promovendo a queima de gordura durante o exercício, e a tirosina, que pode melhorar o foco e a concentração. As vitaminas C e B6 e os minerais magnésio e zinco, também fazem parte da composição. Eles são vitais para melhorar o desempenho físico, uma vez que desempenham funções essenciais no metabolismo energético, na regulação muscular e na resistência. Além disso, desempenham papéis cruciais na regulação do sono, ajudando a acalmar o sistema nervoso e promover a produção de melatonina, o hormônio do sono. E por fim, o cromo, um mineral que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue, permitindo uma melhor absorção de glicose pelas células, a fim de fornecer energia de maneira mais eficaz durante o treino. Dessa forma, o cromo pode evitar flutuações glicêmicas noturnas que poderiam perturbar o sono.
Treinar à noite pode ser altamente eficaz, mas é fundamental garantir que seu corpo possa relaxar e se recuperar após o treino. O Night Workout é uma opção inteligente para manter seu desempenho e promover uma boa noite de sono. Dormir com qualidade é crucial para a recuperação muscular e celular.
Referências
Drake C, Roehrs T, Shambroom J, Roth T. Caffeine effects on sleep taken 0, 3, or 6 hours before going to bed. J Clin Sleep Med. 2013;9(11):1195-200. doi: 10.5664/jcsm.3170.
Varanoske AN, Stout JR, Hoffman JR. Chapter 28 - Effects of ?-Alanine Supplementation and Intramuscular Carnosine Content on Exercise Performance and Health. Nutrition and Enhanced Sports Performance (Second Edition). 2019; 327-344. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-813922-6.00028-X
Wu G, Meininger CJ, McNeal CJ, Bazer FW, Rhoads JM. Role of L-Arginine in Nitric Oxide Synthesis and Health in Humans. Amino Acids in Nutrition and Health. Advances in Experimental Medicine and Biology. 2021;vol 1332. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-74180-8_10
Wu, G. Important roles of dietary taurine, creatine, carnosine, anserine and 4-hydroxyproline in human nutrition and health. Amino Acids 52, 329–360. 2020 https://doi.org/10.1007/s00726-020-02823-6
Cerqueira HSC, Corrêa JM. 2021. Interação entre nutrientes e o eixo GH-/IGF-I. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2022. 14, 85, 222-232.
Costa KDI, Cabral ES, Carvalho BS. The mechanism of action of chromium and magnesium as key nutrients in the treatment of hyperglycemia. Research, Society and Development. 2022. 11, 5. DOI:https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28256.